Seu cliente não é obrigado a saber

Não importa o quanto seu produto seja ótimo, seu cliente não é obrigado a saber disso. Essa é a premissa que todo empresário precisa manter em mente enquanto seu negócio existir. Existe uma lente muito densa entre a perspectiva do consumidor e a realidade do seu produto, que é diretamente influenciada por uma série de fatores que estão fora do seu controle:

  • A disputa pela atenção.
    Lembra que seu público-alvo também é um potencial consumidor de diversas outras marcas, que estão buscando chamar sua atenção o tempo todo?
  • A consciência sobre seu produto.
    Será que ele percebe que sua solução pode ter um papel importante na vida dele? 
  • A visão de mundo do consumidor.
    Com quais valores, crenças, sentimentos e impressões seu cliente se identifica? Será que seu negócio está alinhado a essa visão?

Essa lente é o que chamamos de percepção de valor da marca, que é literalmente como seu cliente percebe o seu negócio. E aqui cabe a conclusão mais importante do Branding: Marca é a reputação do seu negócio que é construída na mente de outras pessoas. Assim como nós, enquanto indivíduos, temos uma reputação formada na mente de outros, marcas também enfrentam esse mesmo fenômeno, seja essa imagem boa, ruim, irrelevante ou até inexistente.

Ou seja, tudo é determinado pela percepção do seu cliente. Se sua marca não se destaca, ela não existe. Se ela não gera desejo, ela não é relevante. E se ela não se conecta, ela não é confiável. Por isso, não importa o quanto você investiu na qualidade do que você vende hoje, se seu cliente não percebe isso com clareza, seu negócio se torna menos competitivo.

É nesse contexto que surgem problemas muito comuns, especialmente aos pequenos e médios empresários:

  • Parece cada vez mais difícil se diferenciar da concorrência (que não para de crescer);
  • Parece quase impossível fugir da – desleal – briga de preços;
  • A performance em publicidade já não está dando tantos retornos como antes;
  • Se aumentar o ticket do seu produto, o cliente não compra;
  • A saúde do negócio até vai bem, mas está estagnado;
  • A visão de crescimento a longo prazo parece cada vez mais distante;

Sua empresa merece ser a primeira escolha

Em 2021, atendemos a um cliente que estava passando exatamente pelos mesmos problemas. A Gisele e o Lucas tinham a melhor tecnologia fotovoltaica da região, além de uma mão de obra altamente especializada. Mesmo assim, não conseguiam aumentar seus resultados.

Sabiam que podiam para serem grandes, mas em um mercado já comoditizado como o de energia fotovoltaica, seus clientes comparavam suas ofertas com as de iniciantes no mercado, que ofereciam preços bem inferiores (assim como seus serviços).

Trouxeram esse desafio para a MENDES com o desejo de criar uma marca forte, que fosse referência no seu mercado e que deixasse bem claro que a Greenvolt era uma empresa confiável e com alta qualidade nos seus serviços.

Após muitas trocas com os clientes, entendemos o real valor que aquela empresa desempenhava na vida de seu público e isso ia muito além do que eles estavam comunicando. E com uma boa estratégia de reposicionamento, vimos a Greenvolt indo para outro nível no seu mercado.

Tudo que eles precisavam era uma perspectiva diferente sobre o que já faziam. E, na maioria das vezes, é aí que mora a Grande Ideia entre uma marca commodity e uma marca autêntica. 

E qual foi o nosso papel nisso tudo?

O objetivo do Branding é fazer o seu consumidor enxergar exatamente o que você quer que ele enxergue sobre seu negócio: uma empresa que merece ser sua primeira escolha de compra.  Percebe como isso parece exigir mais do que uma logo bonita e um feed organizado?

E na MENDES, o nosso objetivo parte das premissas do Eixo de Valor: o alinhamento entre Negócio, Marca e Comunicação, onde extraímos a Grande Ideia da sua marca, alinhamos aos seus objetivos de negócio e damos as diretrizes para que isso seja impulsionado na sua comunicação.

Isso pareceu interessante para você?

Entendemos que esse universo das marcas pode parecer muito complexo (e é um pouquinho mesmo). É por isso que preparamos uma apresentação mostrando exatamente o que você precisa saber sobre Branding e como isso impacta na sua empresa hoje. Juntos, vamos desenhar o seu próprio Mapa de Negócio e identificar todas as fraquezas e oportunidades com as quais você pode trabalhar.

Se você quiser entender como é possível aumentar a percepção de valor da sua marca e finalmente atingir todo o potencial que você enxerga para a sua empresa, te convidamos a dar esse primeiro passo agora e agendar uma sessão estratégica com nosso time. Entraremos em contato sobre os detalhes da reunião e não há nenhum custo envolvido nesse primeiro encontro. 

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar a ir ainda mais longe com sua marca.

Vamos falar sobre como o Branding 
pode potencializar o seu negócio?